quarta-feira, 19 de maio de 2010

Zipaquirá a catedral de sal. Um dos locais mais visitados da Colômbia, a Catedral de Sal de Zipaquirá une religiosidade, engenharia e arte. Construída no interior de uma antiga mina de sal, guarda a história de povos ancestrais, de exploradores espanhóis em busca de riqueza e de homens que fizeram da fé uma aliada na exploração desse produto tão essencial a nossa vida.


Embora seja um monumento dedicado à fé cristã, a Catedral de Sal de Zipaquirá, na Colômbia, é também um importante templo da engenharia e da arte. Começou a se tornar uma obra grandiosa no início do século 19, quando as técnicas de construção possibilitaram explorar o subsolo em busca do sal, seu principal produto. Hoje, é considerada a maior igreja subterrânea do mundo, com sua nave principal localizada a mais de 200 metros abaixo da superfície. Para se chegar lá, percorre-se um labirinto de centenas de metros de túneis que conduzem as pessoas a uma experiência única, surpreendente até para quem não tem na fé o motivo de sua visita.
Misteriosa, a Catedral de Sal é capaz de mexer com todos os sentidos. O cheiro de terra e o clima úmido, a penumbra e o silêncio desse mundo subterrâneo convidam à reflexão. Pouco a pouco, se perde a noção do tempo e os olhos se acostumam às luzes ínfimas, fazendo com que se percebam detalhes que antes não eram vistos.

Tudo em seu interior é feito de pedra e sal, inclusive as cruzes, as estátuas e os outros adereços presentes no caminho. A descida é lenta e lembra uma procissão, interrompida apenas pelos guias da igreja, que vão explicando o significado de cada símbolo.O trajeto começa com a Via-Crúcis, que está representada por 14 salões temáticos, um para cada estação do caminho percorrido por Cristo até sua morte.

Nenhum comentário: